sábado, 17 de julho de 2010

PADRE MANSUR RODRIGUES MANSUR



Dom Gilberto Pereira Lopes e Padre Mansur Rodrigues Mansur (in memorian)

UMA JUSTA HOMENAGEM:
SAUDADES DO PADRE MANSUR!


Nasceu em Santa Bárbara do Mato Dentro, MG, no dia 23 de setembro 1947 filho de Mansur Rodrigues e de Dona Paulina de Magalhães Jorge. Foi batizado em 19 de novembro do mesmo ano na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara. É o quarto de uma família de 11 filhos. Posteriormente a família mudou-se para a Cidade de Valença, RJ, onde fez sua Primeira Comunhão e Crisma. Nesta mesma cidade fez o Curso Primário no Grupo Escola José Fonseca e o Ginasial no Colégio Valenciano São José e o restante em Volta Redonda, RJ. Concluiu o Curso de Matemática e Serviço Social na PUC-Campinas e em Americana. Estudou Teologia e Ciências Sociais Religiosas na PUC de Porto Alegre, RS. Em 1981 ingressou na Sociedade Apostólica Santos Apóstolos, onde fez seus votos religiosos em 17 de dezembro de 1983 em Porto Alegre, RS. Em 1984 ingressou no Seminário Imaculada Conceição na Arquidiocese de Campinas, cursando na PUC-Campinas os 3º e 4º anos de Teologia. Recebeu o Diaconato em Campinas no dia 1º de março de 1985. Foi ordenado sacerdote no dia 02 de janeiro de 1987, às 19h30 pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Gilberto Pereira Lopes, na Igreja Matriz da Paróquia de Santa Catarina, em Campinas, SP. Celebrou sua primeira Missa no dia 04 de janeiro de 1987, às 10h30, na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara. Atuou na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, de Hortolândia, na Catedral de Campinas, na Paróquia de Sant’Ana, em Sumaré, onde tomou posse aos 31 de outubro de 1987, e lá trabalhou por 11 anos. No seu paroquiato, construiu Centros Comunitários e oito Capelas em diversas Comunidades. Criou a Paróquia de São Paulo Apóstolo em 25 de janeiro de 1992, desmembrada da Paróquia Sant’Ana.

Promoveu a investidura de perto de 138 Ministros de diversas Pastorais. Pelos seus grandes trabalhos em prol da Cidade, recebeu o título de “Cidadão Sumareense”, pela Câmara Municipal de Sumaré em sessão solene em 16 de dezembro de 1994 na Escola Municipal José de Anchieta.

Em 1992 recebeu as Irmãs Carmelitas Missionárias que fixaram residência em Sumaré e, em 1994, o lançamento da pedra fundamental da Igreja de Santo Antônio na Vila Menuzzo, com a presença de Dom Gilberto Pereira Lopes. O ano mais rico de realização, talvez tenha sido o de 1997, seja pelo volume de eventos, ou seja pela importância deles na vida da Paróquia e da Cidade. Em março foi indicado e nomeado Vigário Forâneo. A 01 de outubro de 1997 foi criada a Paróquia Santa Teresinha, também desmembrada da Paróquia Sant’Ana. No décimo ano de seu paroquiato fez-se o lançamento da pedra fundamental do “Centro de Recuperação e Nutrição da Criança”, na Vila Valle. Em 12 de setembro de 1998, com o término de sua provisão na Paróquia, assumiu a Coordenação da Pastoral Vocacional. Além da função de Pároco na Paróquia de Sant’Ana, exercia função na Pastoral Familiar Arquidiocesana. Permaneceu na Paróquia de Sant’Ana até a nomeação de seu sucessor, Padre Cláudio Zaccaria Menegazzi, em 1º de setembro de 1998, quando foi nomeado para a Paróquia Santa Catarina, na Vila Teixeira, em Campinas, onde fora ordenado, tomando posse a 16 de dezembro de 2001. Permaneceu na Paróquia até seu falecimento inesperado em 26 dezembro de 2002. Exerceu vários cargos na Diocese como: Assistente Social, no Centro de Orientação Familiar (COF), no acompanhamento e orientação de casais. Era Vice-Reitor do Seminário de Filosofia e Reitor Seminário Propedêutico da Arquidiocese, atuando também na Coordenação da Pastoral Vocacional. Foi sepultado no dia 27 de dezembro de 2002 no Cemitério da Saudade, em Campinas, SP.


4 comentários:

ROSANGELA disse...

hOJE MATEI A SAUDADES DO SNTO DE deus
Rosangela Maria Coral
Paróquia de Sant'aNA Sumaré
Fui colega de faculdade de Serviço Social terminamos junto o curso

Unknown disse...

Pe. Mansur foi um dos homens mais sábios que conheci e pude conviver. Era um homem temente a Deus. Via no seu próximo a presença de Jesus. Foi um santo em vida.

Prof. França Pinheiro

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andre bloodworth disse...

Faltou mencionar que ele era o chefe do bordel do seminário, e morreu voltando de férias do litoral paulista com seu amante também seminarista.